Neste pequeno artigo quero falar sobre os benefícios do uso diário do vinagre, principalmente em pessoas com alterações nos níveis de glicose e insulina, pré-diabetes, com ou sem sobrepeso.

O vinagre tem um composto chamado ácido acético, que ajuda a reduzir a absorção dos carboidratos em até 30% e também a diminuir os níveis de insulina em até 20%, sendo uma excelente opção para indivíduos com sobrepeso ou pré-diabetes, e até mesmo o diabetes já instalado.

Ele atua regulando os níveis de insulina e a absorção dos carboidratos.

QUAL TIPO DE VINAGRE ESCOLHER?

Não se surpreenda, mas o mais barato da prateleira do mercado já possui o ácido acético.

Basicamente o que você tem que fazer é tomar o equivalente a uma colher de sopa diariamente, diluindo em um copo com água ou utilizando junto com uma salada por exemplo.
Assim você tempera esse prato de “entrada verde”, que são ricos em fibras e ajuda a disfarçar o sabor do vinagre, caso você não goste muito.
Dessa forma o vinagre vai retardar a absorção dos açúcares e diminuir o pico de insulina, melhorando e auxiliando seu metabolismo, ajudando positivamente seu índice glicêmico.

Neste texto estou passando informações para pessoas com problemas de insulina, glicemia, sobrepeso ou querem melhorar de alguma forma seu metabolismo.
Então você pode estar se perguntando.
Qual tipo de vinagre escolher?

Primeiramente eu indico o vinagre de maça, pois ele tem polifenóis e probióticos naturais que ajudam na função intestinal, além do ácido málico, que atua diretamente na nossa energia e disposição.
O ácido málico ajuda aquelas pessoas que são um pouco cansadas, fadigadas ou sem energia durante o dia.

Outra sugestão é o vinagre de vinho tinto, que além do ácido acético e os benefícios que já informei, também conta em sua composição com o resveratrol, que é para aquelas pessoas com alguma disfunção ou alteração cardiovascular.
O resveratrol atua como um importante antioxidante natural.

Cuidado com os Vinagres Balsâmicos.
Os vinagres conhecidos como vinagres balsâmicos são mais espessos e tem em sua composição carboidratos.
Então fique atento ao rótulo do produto e veja a composição.
Esses vinagres balsâmicos devemos evitar porque perdemos esses benefícios que citei no texto, já que em sua composição contém algum açúcar adicional e todo “açúcar de adição” que vem nos molhos dos vinagres balsâmicos não tem função nutricional nenhuma, a não ser elevar a nossa glicemia, aumentar a taxa de insulina e prejudicar nosso metabolismo.

Mas e para aqueles que realmente não suportam o sabor do Vinagre?

Para aqueles que realmente não conseguem utilizar o vinagre, uma outra opção é o limão.

O suco do limão espremido inteiro você pode tomar 10 minutinhos antes das refeições, porque ele tem esse poder de retardar a absorção dos açúcares, através do seu ácido cítrico.
Claro que não podemos comparar com o vinagre, pois é menos intenso do que o ácido acético do vinagre, mas também possui essa finalidade.
O uso do limão ainda retarda o esvaziamento gástrico, dando uma sensação maior de saciedade, melhora inflamação e também tem um poder alcalinizante, ou seja, ajuda a controlar a acidez do nosso metabolismo.

O limão também pode ser utilizado nas entradas, como tempero, em sua salada por exemplo ou proteína.

Uma sugestão que eu faço e para meus pacientes é colocar meio limão no copo d’água e outra metade para temperar.

Atenção com os Dentes.

Independente da escolha que você fizer, seja o próprio vinagre ou limão, lembre-se de tomar alguns cuidados após a ingesta.
1º – Enxague bem sua boca e
2º – Não escove os dentes logo em seguida (aguarde 10 min), pois isso pode prejudicar o esmalte dos dentes.

Tomando esses cuidados, em poucas semanas você já irá notar diferenças no seu dia a dia e até mesmo melhora nos seus exames.
Siga sempre a orientação do seu médico.

Dr. Paulo S F Guimarães – Médico Nutrólogo
Emagrecimento – Performance – Longevidade
Mestre em Cirurgia | Doutor em Fisiologia

#emagrecimento
#performance
#qualidadedevida
#NutrologiaCuritiba

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.